Nossa associada laboral, Jacqueline Dias Jabour, pedagoga e psicóloga, pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Infantil está prestando serviço voluntário, a pedido da Receita Solidária, na Creche “Lar de Antônio Tereza”, desde o segundo semestre de 2016.

Ela dedica, semanalmente, uma tarde para atendimento na instituição, e pretende realizar um trabalho contínuo, com expectativa de ampliar o tempo dedicado ao Lar.

Veja a seguir uma entrevista com a Jacqueline:

Receita Solidária: Qual(is) atividade(s) você realiza na entidade?
Entrevistado:  Atendimentos psicológicos às crianças, educadores e às famílias. Procuro sempre conhecer a dinâmica da instituição, seus projetos e atividades que estão sendo desenvolvidas.
Receita Solidária: O que te motivou a procurar o trabalho voluntário?

Entrevistado: O trabalho voluntário sempre fez parte do meu contexto familiar. Um compromisso com o bem-estar do outro, uma vontade de ajudar gratuitamente, apenas movida pelo desejo de atender àqueles que necessitam. Muitas vezes ficamos esperando principalmente por um tempo mais livre ou uma oportunidade para começar. E se assim o fizermos corremos o risco de não iniciarmos esse projeto. Então simplesmente basta iniciar, e o trabalho passa a fazer parte de nossa rotina, mas, de uma maneira muito especial.

 

Receita Solidária: Recomendaria o trabalho voluntário a outras pessoas?

Entrevistado: Vivemos um momento de muitos desafios, de diversas ordens e com intensidades diferentes. Somos cada vez mais envolvidos, absorvidos por uma dinâmica complexa de realidade, e nesse movimento algumas coisas importantes podem ficar distantes, ou mesmo despercebidas. Acredito que o trabalho voluntário possibilita um resgate daquilo que realmente é relevante nas nossas relações com o outro. É se colocar a serviço, estar a favor do outro de forma desprendida. Então vivenciar esta experiência torna-se extraordinário, nos torna mais humanizados.

Receita Solidária: Discorra sobre esta sua experiência em trabalho voluntário.
Entrevistado: O trabalho como psicóloga na creche é muito gratificante. Exige seriedade, responsabilidade e profissionalismo, como na prática de consultório. A cada atendimento uma possibilidade de intervenções que possam contribuir para o crescimento, para o bem-estar de alguém. As pessoas são acolhedoras, querem ser ajudadas e reconhecem a importância do trabalho. As crianças são incríveis, afetuosas, espertas, querem sempre contar algo. Especificamente nessa instituição as pessoas são dedicadas e todas se empenham para que as crianças recebam aquilo que seja o melhor. Percebo que todos desejam fazer o seu melhor…

 

Mensagem livre do Entrevistado:

Acredito que todos nós temos algo para oferecer a alguém, em algum lugar. Precisamos acima de tudo de sensibilidade e amor para que o trabalho voluntário aconteça. E ao finalizar uma tarefa ter a satisfação do dever cumprido, de ter feito um pouquinho diante de tanto que ainda precisa ser realizado.

Agradeço imensamente a equipe da Receita Solidária pela iniciativa, dedicação e pela oportunidade de contribuir com meu trabalho na instituição.

 

A Receita Solidária agradece a dedicação  da Jacqueline Jabour e a parabeniza pela solidariedade e belo trabalho desenvolvido! Admiramos pessoas que, como você, estão investindo na construção de uma sociedade mais fraterna.