Em razão da pandemia de Covid 19, as ações da RS tiveram que se adequar às limitações impostas pelas autoridades sanitárias no sentido de conter a propagação do corona vírus. As reuniões mensais de Diretoria continuam em ambiente virtual. Não obstante o cancelamento das visitas aos lares de idosos, as doações de material de higiene pessoal e de limpeza estão sendo realizadas. Está mantida a supervisão aos projetos selecionados, na medida em que as entidades consigam dar prosseguimento a suas atividades. Para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade, lançamos a campanha para aquisição de cestas básicas. Portanto, os trabalhos de planejamento, acompanhamento e avaliação seguem seu curso, mesmo com a redução das atividades presenciais que vêm caracterizando este período.

Também em decorrência da pandemia não foi possível a realização, no prazo regulamentar, da Assembleia Geral para apreciação das contas e do Relatório de Atividades da Receita Solidária relativos ao ano de 2019. Devido a esse fato disponibilizamos aqui em nosso site os Demonstrativos Contábeis, aprovados pelo Conselho Fiscal. Além disso foram enviados e-mails para todos os associados com os links para acesso direto à prestação de contas, bem como os documentos: Comunicado Conjunto da Diretoria da RS e Conselho Fiscal, Relatório de Atividades 2019 e Planejamento 2020. Foi realizada ampla divulgação do assunto em nossas mídias sociais.

Com pesar encerramos, no dia 25/ago, o Banco de Necessidades, ferramenta criada para receber bens materiais em doação e repassá-los a entidades necessitadas. Desde o início de sua criação a demanda sempre foi bem superior à oferta e, apesar de nosso empenho, vimos que estávamos gerando uma expectativa com a mínima possibilidade de atendimento.

Em outubro ocorreu a oitava seleção pública de projetos sociais para apoio financeiro em 2021. Foram inscritos 35 projetos, dos quais 10 foram selecionados.